Porque investir em marketing digital em tempos de crise? De tempos em tempos somos impactados por diversas crises. Sejam elas financeiras, boatos, desastres naturais e muitas outras. Independente disso, fazer um investimento nas plataformas digitais em momentos de queda nas vendas em é uma maneira de superar qualquer tipo de estagnação financeira ou, na pior das hipóteses, conseguir sobreviver.
Além disso, ao fazer um investimento em marketing online é possível mensurar os resultados em tempo real, permitindo inclusive, alterar a sua estratégia digital com o objetivo de melhorar ainda mais os seus resultados, mesmo em momentos de crise.
Mas, aqui, vai um detalhe muito importante: “o investimento em marketing digital é uma estratégia de divulgação online para ser utilizada sempre, não somente em situações de desequilíbrio financeiro, como queda nas vendas“.
Inclusive, nos dias atuais, vivemos uma pandemia global de Covid-19, onde, em alguns países e, até mesmo no Brasil, a circulação de pessoas é limitada e somente serviços essenciais como o de farmácias e supermercados podem abrir as suas portas e trabalhar “normalmente”, atendendo a população. Demais serviços, classificados como “não essenciais“, momentaneamente, não podem operar. Até mesmo, serviços educacionais estão “proibidos” de receberam os seus alunos, presencialmente.
Portanto, pensando nisso e na situação relatada acima ou, até mesmo, em outras situações de instabilidade ou desequilíbrio financeiro, criei este artigo, “Investir em Marketing Digital em tempos de crise“, para auxiliar você e ajudar o seu negócio a continuar prosperando.
Dicas de como realizar o marketing digital da sua empresa em tempos de crise
Fazer o uso do marketing digital da sua empresa em tempos de crise não é, simplesmente, expor os seus produtos ou serviços virtualmente. Para garantir o sucesso do seu negócio online, algumas regras “básicas” precisarão ser seguidas para que o seu negócio possa se destacar no mercado digital em relação a concorrência. Por isso, essas 10 dicas irão ajudar o seu negócio a prosperar online e superar os desafios da crise investindo em marketing digital:
- Faça o cadastro dos seus produtos nas plataformas digitais;
- Tenha uma boa diversidade de produtos;
- Evite cadastrar produtos ou serviços incorretos;
- Exiba o preço dos seus produtos, inclusive, as condições de pagamento e de entrega;
- Tenha preços competitivos em relação a concorrência;
- Acompanhe a sua reputação online e evite ao máximo comentários negativos do seu negócio;
- Diversifique os canais de vendas dos seus produtos e serviços;
- Faça uso do Inbound Marketing e dê ao seu consumidor informações relevantes dos seus produtos e serviços;
- Muitas plataformas digitais são de entretenimento, evite fazer delas um balcão de anúncios;
- Dê inúmeras opções de contato para o seu cliente: e-mail, telefone, WhatsApp, …
Antes de dar prosseguimento neste artigo, vou relembrar algumas crises mundiais e brasileiras que ocorreram no passado e que, felizmente, foram superadas.
Crises Mundiais do Passado
O mundo, na verdade, passou por inúmeras crises, inclusive, tecnológicas. Portanto, estarei listando três crises que afetaram o planeta.
- 1929 – A Grande Depressão
- forte recessão econômica, que originou “a grande depressão“;
- 2000 – Bolha da Internet
- a fuga dos investidores de ações de empresas de tecnologia, fez que surgisse a “bolha pontocom“
- 2008 – Crise Imobiliária Americana
- nesse ano, aconteceu a bolha imobiliária americana.
Crise no Brasil
O Brasil, é claro, não poderia ficar de fora da crise, o nosso país já foi palco de inúmeras crises financeiras que estagnaram a economia do país. Além disso, nós brasileiros, já estamos “acostumados” a ter uma crise, dentro de outra crise. Por isso, para não estendermos muito o assunto, vamos relacionar apenas “uma” crise” tupiniquim, a de 2015.
- 2015 – Crise Político-Financeira
- diversos fatores políticos-econômicos contribuíram para a crise de 2015.
Em todas as crises mundiais, exceto a de 2015, no Brasil, foram realizados novos investimentos e fizeram a economia crescer. Um dos casos mais tradicionais nesse aspecto, foi o grande investimento interno do governo norte-americano para superar a crise de 1929, com a construção de inúmeras obras públicas e concessão de benefícios sociais para a economia. Portanto, realizar uma estratégia de marketing digital, ao utilizar as plataformas digitais a favor do seu negócio é uma maneira, sim, de driblar a crise, mantendo o seu faturamento e, com certeza, não será um gasto a mais para a sua empresa, tamanha as possibilidades de retorno.
Bem …! Informei algumas crises mundiais e nacionais, mas a pergunta que não quer se calar: “como o marketing digital irá ajudar a minha empresa” em tempos de crise econômica e isolamento social? Para auxiliar a sua navegação em meu artigo, use o menu abaixo e vá direto ao assunto desejado:
A importância do marketing digital
Hoje, mais do que nunca, o marketing digital é uma ferramenta indispensável para qualquer tipo de negócio. A abrangência desse tipo de divulgação online é global, permitindo atingir o seu consumidor em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.
Inclusive, esses mesmos consumidores estão disponíveis o tempo todo, através de inúmeros dispositivos com acesso a internet e procurando os mais variados tipos de conteúdo. Sejam eles de entretenimentos, informação ou, até mesmo, interessados em seus produtos e serviços.
Mas, para que eles possam achar a sua marca na internet, é preciso que ela apareça e os seus potencias clientes saibam que ela existe. É ai, que entra a importância de investir em marketing digital.
Na verdade, o marketing digital é o seu parceiro comercial, em todos os momentos, não somente em tempos de crise. Investir nesse tipo de divulgação online ao compararmos com outras ferramentas de publicidade off-line, como jornais, revistas, televisão, rádios, outdoors, … entre outros, relativamente, tem um baixo custo e um impacto muito maior. Permitindo assim, chegar, imediatamente, até o seu consumidor final, que está interessado em seus produtos ou serviços, mas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o seu negócio.
População com acesso a internet no Brasil
No Brasil, por exemplo, segundo pesquisa do PNAD Continua do IBGE, quase 80% da população, tem acesso à internet. E essas pessoas consomem todo o tipo de conteúdo disponível na rede mundial de computadores.
Levando-se em consideração que o Brasil possuí, mais de 209 milhões de habitantes, no mínimo, é possível atingir de imediato e diariamente, pelo menos, 0,01% dos oitenta por cento mencionados, anteriormente, no parágrafo acima. O que nos dá, mais de 16.000 pessoas por dia. É um bom número, certo?
Agora, pegando esse último número, imagine ter, chutando baixo, no mínimo, 1% dessas pessoas interessadas em adquirir os seus produtos ou serviços. Já imaginou?
Talvez, possam ser números modestos, mas é possível atingir muito mais do que isso, desde que seja realizada uma estratégia muito bem planejada de marketing digital.
Crise do coronavírus impulsiona aplicativos de delivery e ajuda pequenos comércios de alimentos
O mundo mudou, talvez não da forma que gostaríamos. Mas, de fato mudou. E, querendo ou não, o marketing digital mostra a sua “força”, em meio a crise de saúde do novo coronavírus.
Com as restrições impostas de isolamento em algumas regiões do Brasil, o setor de alimentação, em especial, o de refeições em geral, está se sobressaindo em meio aos problemas ocasionados pelo covid-19. Inclusive, pequenos negócios de alimentos, viram o seu faturamento aumentar, ao investir em ações de marketing digital.
Tudo isso, porque eles, simplesmente, adaptaram o seu negócio que, até então, servia refeições das mais diversas em seu próprio estabelecimento físico, com entregas próprias na região. Agora, com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social em algumas cidades, esses estabelecimentos comerciais deixaram de atender seus clientes, presencialmente. Diante dessa situação, uma nova realidade surgiu: com o auxilio de plataformas digitais e aplicativos de delivery, como o Rappy, Uber Eats, iFood, conseguiram aumentar a abrangência em suas entregas, a demanda e, consequentemente, o seu faturamento.
Inclusive, outros setores, como o de supermercados e farmácias, apesar de não haver uma restrição de funcionamento, investiram também em marketing digital e aderiram também ao uso de aplicativos de delivery.
O que é Marketing Digital?
Marketing Digital são inúmeras estratégias de publicação online que tem o objetivo de aproximar o seu negócio, produto ou serviço do seu público-alvo, com ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) nas mais variadas plataformas digitais.
Dessa forma, será possível atrair o seu potencial consumidor, tendo maior poder de persuasão e diminuir o ciclo de vendas dos seus produtos ou prestação de serviços, ou seja, você irá encurtar o caminho da sua venda, criando um funil segmentado.
Além disso, você poderá utilizar inúmeras plataformas digitais para realizar o marketing digital do seu negócio e aproveitar todo o poder que as plataformas digitais possuem. Sendo assim, será possível realizar a sua publicidade digital em:
- mecanismos de buscas;
- redes sociais;
- emails;
- comunicadores instantâneos;
- sites;
- blog;
- aplicativos;
- e muitas outras ferramentas.
Inclusive, ao investir em marketing digital você poderá divulgar o seu negócio de maneira gratuita (organicamente) ou com o uso de publicidade paga (links patrocinados), nos diversos canais digitais existentes.
Sendo assim, ao utilizar campanhas pagas para a estratégia de marketing digital do seu negócio será possível segmentar o seu público-alvo por:
- renda;
- localidade;
- idade;
- formação escolar;
- interesses;
- etc …
Dessa forma, você mesmo poderá criar um funil poderoso para a visibilidade dos seus produtos ou prestação de serviços na internet.
Como investir marketing digital em tempos de crise a favor do seu negócio?
Mas, você deve estar perguntando? Meu nome negócio não é do setor farmacêutico, nem de supermercados e, tão pouco, de alimentação. E, agora, “como eu poderei usar o marketing digital a favor do meu negócio em tempos de crise?”.
Portanto, se você chegou até aqui é hora de aprender a adaptar o seu negócio na crise com o uso do marketing digital. Além disso, esse tipo de estratégia digital é para ser utilizado em todas as ocasiões, não somente em momentos de crise.
O Peso do Marketing de Conteúdo em sua estratégia digital em tempos de crise
O Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo tem uma grande influência em sua estratégia digital em tempos de crise. A finalidade desse tipo de ação digital é proporcionar ao seus potenciais clientes informações valiosas, em relação aos seus produtos ou prestação de serviços.
O uso desse tipo de estratégia de marketing digital tem a finalidade de aumentar o engajamento dos seus seguidores em nas plataformas digitais do seu negócio com conteúdo relevante e de qualidade, contribuindo no dia-a-dia do seu potencial consumidor.
Você poderá realizar ações de marketing de conteúdo em seu site, redes sociais, e-mails, comunicadores instantâneos e qualquer outra plataforma digital que o seu negócio está presente.
Videoconferência para profissionais liberais
Alguns profissionais, prestadores de serviços, não necessitam ter contato pessoal com os seus clientes. Sendo assim, será possível dar continuidade aos atendimentos normalmente, com o uso de aplicativos de videoconferência, mesmo em momentos de crise.
Portanto, você professor particular, advogado, psicólogos, consultor, contador, coaching, enfim, são inúmeras as atividades que poderão continuar o seu atendimento à distância. Dessa forma é possível utilizar:
Inclusive, alguns dos aplicativos acima, possibilitam o compartilhamento de tela, recurso essencial, para algumas profissões.
Marketing Digital nas Redes Sociais
Em tempos de isolamento social, as redes sociais é o local ideal para encontrar uma boa fatia dos seus clientes, mesmo que eles não saibam que o seu negócio existe. Sabe por quê?
É simples, responder. Atualmente, boa parte das pessoas estão conectadas em alguma rede social. Seja para entretenimento, “fofoca”, informação ou esperando uma grande oferta de um produto ou prestação de serviço.
Além disso, é o caminho mais curto para você expor os seus produtos ou prestação de serviços, inclusive, poderá realizar a sua publicidade online com campanhas pagas ou gratuitas. Se o seu objetivo é obter um retorno de imediato, fazer uso da publicidade paga nas redes sociais é o melhor caminho.
Inclusive, você poderá fazer campanhas distintas para fortalecer a sua marca e expor o seu produto ou prestação de serviços.
Crie uma página do seu negócio nas redes sociais
Uma vez estando nas redes sociais, crie uma página do seu negócio, desassociando do seu perfil pessoal. O Facebook, por exemplo, permite que você inclua na página do seu negócio os seus produtos e prestação de serviços, gratuitamente. Dessa forma, você terá um catalogo online gratuito e, que até mesmo, poderá ser indexado pelos mecanismos de buscas e ter uma maior exposição digital.
Em relação as redes sociais, você terá várias disponíveis, entre elas, posso destacar:
Dessas redes sociais, o Instagram e o Pinterest, tem um alto poder de impacto. São redes sociais que trabalham com imagens e vídeos. E, ao fazer uso desse tipo de mídia, as chances de impactar e chegar ao seu consumidor são enormes. Neste artigo, você poderá aprender passo a passo a “Conseguir novos seguidores e curtidas reais no Instagram“, dessa forma, você terá um público interessado em sua marca, produto ou prestação de serviço.
Se você é um profissional liberal e deseja ter maior credibilidade e divulgar a sua prestação de serviços digitalmente, ter um perfil no Linkedin poderá lhe trazer inúmeros benefícios.
Faça publicações regularmente
Independente da rede social que o seu negócio está, faça publicações regularmente. Até porque, se o seu objetivo é fazer do marketing digital uma arma para combater a crise, estar em evidência é o melhor remédio. Mas, evite fazer dessas plataformas sociais, um mero balcão de anúncios. Tenha em mente que as pessoas que lá estão, na maioria das vezes, estão buscando entretenimento e você terá que cativá-las criando conteúdo relevante e de qualidade.
Não esqueça de testar dias e horários das suas publicações e mensurar em qual momento você consegue atingir os seus consumidores.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma excelente forma de mostrar o seu negócio para o seu público. O impacto desse tipo de ação é quase que de imediato. Mas, para realizar esse tipo de estratégia digital em tempos de crise, você precisará ter uma base de usuários. Caso contrário, através do seu site, será possível criar uma área para a captação de leads segmentados para o seu negócio.
Ao realizar campanhas de e-mail para divulgar o seu negócio, tenha criatividade e crie uma mensagem que, de fato, chame a atenção do seu consumidor.
WhatsApp Marketing
O queridinho da comunicação instantânea poderá ser um grande aliado para expor os seus produtos ou prestação de serviços. Por isso, fazer uso do WhatsApp Marketing com publicações que possam chamar a atenção do seu consumidor é vital. O impacto é imediato.
Mas, evite publicações clichês de “bom dia”, “boa tarde”, … faça publicações que possam auxiliar o seu consumidor, dê dicas e informações relevantes e verdadeiras sobre o seu negócio, produto ou prestação de serviço. Cative o seu consumidor.
Vídeo Marketing
Os vídeos, em geral, são uma das maiores plataformas de entretenimento na internet. Mas, os vídeos não apenas divertem. Eles poderão informar, também. Portanto, faço uso de plataformas como o Youtube, crie o seu canal e faça vídeos demonstrando o seu produto ou prestação de serviços.
Dê dicas valiosas sobre o seu negócio e agregue conhecimento as pessoas. Fazendo isso, com toda a certeza, seu negócio poderá ter muito mais visibilidade online e impulsionar a venda dos seus produtos ou prestação de serviços. Faça da crise a grande inspiração para o marketing digital do seu negócio.
Áudio Marketing
O áudio é uma nova tendência no marketing digital. Conhecido popularmente como podcast é uma excelente ferramenta de divulgação digital e que possibilita gravar áudios de assuntos dos mais variados. Sendo uma alternativa, do vídeo marketing, principalmente, para pessoas inibidas e que tem vergonha em aparecer vídeos.
O SoundCloud é uma das principais plataformas de podcast, vale dar uma passada no aplicativo e conferir.
Tenha seu próprio site
Muitas empresas ignoram o fato de ter um site, mas esquecem que ele é o cartão de visitas do seu negócio. Além disso, ter um site é a certeza de ter a sua própria plataforma para vender e divulgar o seu produto ou prestação de serviço.
Inclusive, se as finanças do seu negócio não permitem um grande investimento, é possível criar um site gratuitamente em diversas plataformas, como:
- Google Sites;
- WordPress;
- Wix;
- e muitas outras plataformas gratuitas.
Lembre-se que ao criar o seu site em uma das plataformas acima, mesmo sendo gratuitas, capriche no layout. Não faça um site amador. Além disso, por ser uma opção gratuita você terá limitação em diversas funções. Um site gratuito é algo de momento e não permanente.
Portanto, assim que sua empresa tiver condições, contratar um desenvolvedor web será fundamental para dar continuidade ao marketing digital do seu negócio e superar o momento de crise.
Tenha trafego gratuito e segmentado – Divulgue seu site nos mecanismos de buscas
Uma vez, tendo o seu site, ele precisará aparecer e a melhor maneira disso acontecer é indexá-lo, gratuitamente, nos mecanismos de buscas. Mas, isso, não irá garantir a sua visibilidade, tão pouco, a primeira página do Google. Para isso, ter um especialista em otimização de sites poderá ser fundamental para a sua estratégia de marketing digital em tempos de crise.
Inclusive, você também poderá ter uma consultoria SEO, especializada em posicionamento orgânico de sites nos mecanismos de buscas. Caso você não queira gastar dinheiro e aprender por conta própria, este curso de SEO dará todos os caminhos de como alcançar as primeiras posições do Google.
Use links patrocinados e apareça nos mecanismos de buscas rapidamente
Ter um site nas primeiras posições do Google, organicamente, talvez, possa demorar um pouco. Por isso, fazer uso de links patrocinados, poderá encurtar o seu objetivo. Dessa forma, será possível comprar palavras-chaves relacionadas ao seu negócio, produto ou prestação de serviços. Inclusive, você poderá criar campanhas pagas, também, para aumentar a visibilidade da sua marca.
Independente, da estratégia a ser realizada para o seu site, você também irá conseguir segmentar o seu público-alvo por inúmeras características, como:
- localização;
- sexo;
- idade;
- e muitas outras características.
Pesquisa por Proximidade
A pesquisa por proximidade, tradicionalmente, conhecida por SEO Local é uma maneira de impulsionar o seu negócio na região em que ele está localizado. E o melhor de tudo, é um serviço gratuito, que em tempos de crise poderá auxiliar a sua empresa localmente. Além disso, essas plataformas de marketing digital local são disponibilizadas por várias empresas, como as listadas abaixo:
- Google Business;
- Bing Places for Business;
- Yelp;
- Swarm;
- e muitas outras.
Uma dica importante: ao criar o cadastro do seu negócio nas plataformas de pesquisa por proximidade, preencha todas as opções solicitadas. Quanto mais características do seu negócio, inclusive, imagens, melhor será o posicionamento e, consequentemente, a exibição dos seus produtos e serviços.
Conclusão: Marketing Digital em Tempos de Crise
O marketing digital é uma poderosa ferramenta de divulgação online. Sabendo utilizá-lo corretamente, com toda a certeza, é possível afirmar que as chances de aumentar os lucros do seu negócio, mesmo em tempos de crise é muito grande.
Muitas empresas negligenciam o marketing digital acreditando ser um custo desnecessário e não como sendo uma alternativa de divulgação com grande impacto e baixo investimento.
Inclusive, por utilizar a internet, fazer campanhas digitais para o seu negócio em tempos de crise é a chance de dar maior visibilidade aos seus produtos e prestação de serviços, em um ambiente democrático, com alto poder de engajamento, investindo pouco e tendo muito lucro.
Fique atento aos pontos aqui apresentados para realizar o marketing digital do seu negócio em tempos de crise e acima de tudo, faça testes com o objetivo de conseguir ótimos resultados.
Caso tenha dúvida de como realizar a sua estratégia digital, um consultor de marketing digital é vital para aumentar a exposição do seu negócio na internet.
E você, aproveitou as nossas dicas de marketing digital para superar a crise? Como foram os resultados? Se possível, conte-nos um pouco da sua experiência.
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